terça-feira, 29 de junho de 2010

A sociedade que controlou o Nilo

O Egito antigo localizava-se no nordeste da África. O aproveitamento do rio Nilo favoreceu a fixação de grupos humanos nessa região cercada por desertos .
No período de cheias , as águas do Nilo inundavam as terras de suas margens e depositavam humus ( substância fertilizante que resulta da demposição de restos de vegetais) . Quando o rio
retornava o nível normal, o solo que tinha sido inundado estava adequado para o cultivo agrícola.


Fonte: livro História Global.

Postado por : Giseli nº14
Vale do rio Nilo


Vista aérea de um trecho do rio Nilo próximo a Luxor.
O rio Nilo era a fonte de vida do povo egípcio, que vivia basicamente da agricultura.
No período das cheias, as fortes chuvas sazonais (junho a setembro), faziam o Rio Nilo transbordar, encobrindo grandes extensões de terras que o margeavam, mas também, este fenômeno fertilizava o solo ao depositar matéria orgânica (fertilizante de primeira qualidade) neste.
Além de fertilização do solo, o rio trazia grande quantidade de peixes e dava chances a milhares de barcos que navegavam sobre as águas fluviais.
Para o povo egípcio era uma verdadeira bênção dos deuses. Aliás, o próprio rio era tido como sagrado. O historiador antigo Herotodo fez conhecida a frase "o Egito é uma dádiva do Nilo" - ideia essa que causa a ilusão de que a prosperidade alcançada por esse povo se devia unicamente às condições naturais. Mas para o Egipto, o Nilo não era apenas um presente da natureza. Havia necessidade da inteligência, do trabalho, da aplicação e da organização dos homens. Após as cheias, as margens do rio ficavam cobertar por húmus - adubo natural, que dava ao solo a fertilidade necessária para o plantio. No tempo da estiagem, num trabalho de união de forças e de conjunto, os egípcios aproveitaram as águas do rio para levar a irrigação até terras mais distantes ou construir diques para controlar as cheias, protegendo o vale contra essas catástrofes terríveis. No período das cheias, os camponeses eram encaminhados para as cidades, onde realizavam outros trabalhos que não a agricultura.
Com as cheias, desapareciam as divisas das propriedades agrícolas. Assim, todos os anos era necessário o trabalho do homem para medir, calcular, e isso ocasionou o desenvolvimento da geometria e da matemática.


postado por : Giseli nº14. Laura nº22 Pablo nº28

fonte: http://pt.wikipedia.org/Antigo_Egito